Cristo Redentor

O Cristo Redentor é um grande monumento que está localizado no Morro do Corcovado, no Bairro de Santa Teresa, no Rio de Janeiro, Brasil. Inaugurado em 1931, essa imensa estátua representa a imagem de Jesus Cristo com os braços abertos.

Esse grande símbolo do Cristianismo está localizado no Parque Nacional da Tijuca e foi projetado pelo engenheiro brasileiro Heitor da Silva Costa. Ele contou com o auxílio do pintor Carlos Oswald e do escultor Paul Landowski Maximilien.

Em 2007, o Cristo Redentor foi eleito uma das sete maravilhas do mundo moderno. Já em 2012, ele foi incluído na lista de Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

A ideia de construir um monumento religioso na cidade surgiu em 1859 do padre francês Pierre-Marie. Em 1921 o projeto da construção começou a ser pensado com mais propriedade pelos católicos.

Foram dadas três opções de local para abrigar o monumento: Morro do Corcovado, Morro de Santo Antônio e o Pão de Açúcar. No mesmo ano, três projetos foram apresentados, sendo eleito o de Heitor da Silva Costa.

Em setembro de 1923 foi promovida uma campanha para arrecadar fundos para a construção do Cristo. A construção foi elaborada entre os anos de 1922 e 1931.

No dia 12 de outubro de 1931, o monumento foi inaugurado. A data escolhida corresponde ao dia da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. Durante a cerimônia Dom Sebastião Leme, o arcebispo do Rio de Janeiro, disse:

Cristo vence! Cristo reina! Cristo impera! Cristo proteja de todo o mal o seu Brasil!

Compartilhe nas redes sociais

Facebook
Twitter
Telegram

2022 © Pela Cidade Maravilhosa | Desenvolvido por Agência KArteb

plugins premium WordPress