O Parque da Cidade, como é mais conhecido o Parque Municipal Natural de Niterói, que foi visitado numa quinta-feira, fica na cidade de Niterói no Estado do Rio de Janeiro, que tem cerca de 500.000 habitantes. A cidade foi fundada em 22 de novembro de 1573. É a data que consta do Auto da Posse da Sesmaria. Araribóia teria recebido as terras em atendimento a uma petição que encaminhara a Mem de Sá. Niterói é, portanto, a única cidade do Brasil fundada por um índio, o cacique temiminó Araribóia, que em tupi-guarani significa “Cobra da Tempestade”.
O Parque da Cidade tem cerca de 149.400 m² de área em seu total, sendo uma área de preservação ambiental (APA) do município, localizado no alto do morro da Viração, numa altitude de 270 m, tendo sido inaugurado em 1976.
No Parque da Cidade há duas rampas de voo livre, utilizadas pelos aventureiros para saltos de parapente. As duas rampas também servem como mirantes fantásticos. A rampa sul dá vista para a Lagoa de Piratininga, a Lagoa de Itaipu, a Pedra do Elefante, o Morro das Andorinhas e o Costão do Itacoatiara. Já a rampa norte tem vista para vários pontos turísticos famosos do Rio de janeiro como o Corcovado, o Pão de Açúcar, a Pedra da Gávea, o Morro dois Irmãos, entre outros.
A vegetação do parque é composta por espécies nativas da Mata Atlântica/Serra do Mar que se fazem presentes, tais como palmeiras, bromélias, begônias, orquídeas, cipós e briófitas, pau-brasil, jacarandá, peroba, jequitibá-rosa, cedro, entre outras. É considerada uma floresta ombrófila densa (sub-montana e terras baixas).
2022 © Pela Cidade Maravilhosa | Desenvolvido por Agência Karteb